quarta-feira, 4 de março de 2009

Liderança

Para ter liderança moral é preciso fazer sacrifícios pessoais significativos pelo bem comum. É fácil encontrar fundadores que fizeram isso, pois eles passaram por sacrifícios que realmente checam se você está disposto a morrer por seus princípios.

Esforços pessoais são pré-requisitos para algo significativo na vida e nos negócios. Vencer as batalhas pessoais, passar por esses obstáculos, nos dá força para fazer os grandes trabalhos.

As vitórias particulares tornam possíveis as outras vitórias. Até que as pessoas tenham lutado e vencido a guerra com suas próprias armas, elas continuarão capitulando e se escondendo diante de situações-teste. Mas, se já tiverem sido testadas internamente, isso garantirá a força emocional para elas viverem suas vitórias públicas.

Fazendo a coisa certa logo de início, você evita acordos destrutivos. Como Peter Drucker disse, “primeiro você tem de perguntar o que é certo, depois o que é possível – sempre nessa ordem”. Algumas pessoas só perguntam o que é possível e nunca se importam com a outra pergunta. Se você se perguntar o que é certo, você vai saber quais acordos são apropriados.

Stephen R. Covey - Co-fundador e vice-presidente da FranklinCovey

Nenhum comentário: