Novo documento do Papa sobre a Eucaristia
Bento XVI publicou uma exortação apostólica sobre a Eucaristia, "fonte e cume da vida e da missão da Igreja". Nela, o Santo Padre afirma que o Corpo e o Sangue de Cristo são "a origem de toda a forma de santidade".
26 de março de 2007
26 de março de 2007
O Santo Padre anuncia que "será publicado um Compêndio que recolherá textos do Catecismo da Igreja Católica, orações e explicações das Orações Eucarísticas do Missal, assim como tudo o que possa ser útil para a correta compreensão, celebração e adoração do Sacramento do altar".
No texto, afirma que "a Eucaristia é a origem de toda a forma de santidade, e todos nós estamos chamados à plenitude da vida no Espírito Santo. Quantos santos tornaram autêntica a própria vida graças à sua piedade eucarística!".
"Exorto todos os leigos, em particular as famílias, a encontrar continuamente no Sacramento do amor de Cristo a força para transformar a própria vida num sinal autêntico da presença do Senhor ressuscitado", continua o Papa.
Fonte: OPUS DEI
Sempre considerei o rito eucarístico como algo sobrenatural, deixando-me mais próxima do Altíssimo. Quando o Papa diz: "todos nós estamos chamados à plenitude da vida no Espírito Santo." Procurava demonstrar isso para às crianças quando era catequista, mas sei que elas não compreendiam. O que quero discutir é justamente a idade para o recebimento dos Sacramentos. Que são etapas do amadurecimento cristão.
O que você acha?
Um comentário:
Ótima essa pergunta, justo no período que antecede à Páscoa.
Vejo a comunhão como o encontro, sem intermediários. entre Deus e o homem.
Sempre me questiono se uma criança possui discernimento para compreender isso. Assim, como não sei se uma jovem de 15 anos está preparado para reafirmar sua fé Cristã.
Acredito que, muitas vezes, a escolha da 1ª Eucarístia é feita pelos pais, sem a vontade da criança.
Quanto ao Crisma é bem provável que o jovem vá por conta própria. O problema é que esse jovem, geralmente, procura à Igreja por conta da Renovação Carismática que dá uma impressão de "bagunça", "falta de compromisso" aos ritos religiosos.
Postar um comentário